Sobre o projeto

FotoPlus Acesso é um dos serviços mantidos pelo portal FotoPlus, site de referência sobre história da fotografia no Brasil.

http://www.fotoplus.com

Museu Mariano Procópio (Juiz de Fora/MG)

O Museu Mariano Procópio, fundado em 1915, por Alfredo Ferreira Lage, nome associado ao fotoamadorismo brasileiro em sua primeira fase na primeira década do século XX, apresenta parte de seu acervo em base online a partir de 2016, ainda em fase experimental.

Embora não disponível através do site da Fundação, a base pode ser acessada […]


Share

The Metropolitan Museum of Art (NY/EUA)

The Metropolitan Museum of Art – The Met, fundado em 1870 em Nova York, reúne uma coleção com mais de 2 milhões de obras. Parte desse conjunto, cerca de 440 mil itens, estão disponíveis online e desde fevereiro de 2017 sob uma nova política de acesso que estimula o uso de imagens em domínio público, […]


Share

Memória USP: espaço-tempo da USP

O projeto Memória USP, abrigado no Museu de Ciências, reúne os acervos fotográficos e documentais referentes à história e à memória institucional de cada unidade da Universidade de São Paulo. Através de uma interface cartográfica associada a uma linha de tempo, desenvolvida em 2014, os documentos são recuperados explorando uma solução de busca não textual.

[…]


Share

Vérsila: Biblioteca Digital

Organizado pela Vérsila Educacional (SP), a Biblioteca Digital Vérsila se apresenta com o maior acervo digital acadêmico do hemisfério sul, integrando diversas bases. O serviço, iniciado em novembro de 2015, permite acesso à produção acadêmica nas mais diversas áreas como ilustra a página de abertura.

.link direto: http://biblioteca.versila.com/

 

.inserção em: 2016.03.23 – RM

 

[…]


Share

Banco de teses sobre cinema brasileiro

O Banco de teses sobre cinema brasileiro, abrigado no site Mnemocine, apresenta resumos e dados sobre teses e dissertações dedicadas ao cinema brasileiro, defendidas no país e no exterior. Inclui ainda relação sobre dissertações e teses sobre temas internacionais.

.link direto: http://www.mnemocine.com.br/index.php/banco-de-teses

.link genérico: http://www.mnemocine.com.br

 

.inserção em: 2015.12.28 – RM


Share

Centro de Estudos da Metrópole – estatísticas

O Centro de Estudos da Metrópole (CEM) (FAPESP/USP) disponibiliza um grande conjunto de dados sobre a metrópole de São Paulo. Entre eles material relativo a seis censos – 1960-2010 e 31 PNADs (1976-2011). A documentação cobre dados sobre demografia, divisão territorial, educação, eleições etc.

O acesso é gratuito, mas exige cadastro.

link: http://www.fflch.usp.br/centrodametropole/716

link genérico: […]


Share

Acervos artísticos e culturais da Prefeitura de São Paulo

Em novembro de 2012 a Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo lançou um portal que permite o acervo online a grande parte de coleções históricas sob sua guarda. A recuperação é abrangente e o sistema de busca permite filtragens refinadas por acervos, suportes etc. Conheça também o site Tesouros da Cidade (SP) – fotografia […]


Share

Gallica – Biblioteca Digital Francesa

A expressão ‘biblioteca digital” não descreve o portal Gallica, mantido pela Biblioteca Nacional da França. A interface poderosa abrange de livros a periódicos, de músicas a mapas etc. A busca por palavras é poderosa e permite filtragens muito sofisticadas. E o portal procura ser o mais amigável e acessível.

.link direto: http://gallica.bnf.fr

.link genérico: http://bnf.br

[…]


Share

ECP-Centro Pró-Memória Hans Nobiling

O Esporte Clube Pinheiros (SP) mantém há quase duas décadas o Centro Pró-Memória Hans Nobiling. O acervo surpreendente cobre a história do clube, o que abrange sua participação em eventos nacionais e internacionais com alcance nacional. Além disso, o acervo registra as mudanças regionais na cidade com destaque para a várzea do Rio Pinheiros.

Parte […]


Share

Europeana

Europeana permite o acesso a livros, pinturas, filmes, museus e arquivos digitalizados em toda a Europa. Constitui uma das tendência de portais multi-institucionais que visam estimular o cruzamento entre acervos. Abrange em 2012 mais de 1500 instituições, 20 milhões de itens cobrindo acervos em 33 países da Comunidade Europeia.

.link direto: http://www.europeana.eu

.inserção em: 2012.05.04 […]


Share