Arquivo Vilém Flusser São Paulo: acesso digital

O Arquivo Vilém Flusser São Paulo, parceiro da unidade de Berlim, dedicado à  obra do filósofo transnacional Vilém Flusser (1920-1991), oferece agora acesso à sua produção escrita pelo site institucional.

Cobrindo de textos para jornais, conferências, correspondências…,  é possível, mediante cadastro prévio, a consulta online. Existe ainda a opção de download dos índices de textos, áudios e vídeos.

inserção em: 2018.11.27 – RM

Arquivo Público Mineiro – Imprensa mineira e Fotografia

O Arquivo Público Mineiro oferece desde 2007 o acesso online a conjuntos documentais. Em 2013, o acesso já oferecia um total de 1 milhão de imagens. O destaque aqui vai para a coleção de jornais mineiros do século XIX e a coleção fotográfica.

.link direto: http://www.siaapm.cultura.mg.gov.br/modules/jornais/search.php (jornais)

.link direto: http://www.siaapm.cultura.mg.gov.br/modules/fotografico_docs/ (fotografia)

.link genérico: http://www.siaapm.cultura.mg.gov.br/ 

.inserção em: 2018.10.30 – RM

Museu Paulista-USP – Acervos Iconográfico e Objetos

O Museu do Ipiranga – oficialmente Museu Paulista, unidade da USP – custodia umas das principais coleções de objetos (móveis e equipamentos domésticos em especial) e iconografia (estampas, fotografias etc) do Estado de São Paulo. No campo da fotografia, integra, junto com os acervos da Prefeitura de São Paulo, os conjuntos históricos pioneiros do segmento, reunindo os registros mais antigos da capital e parte do estado de São Paulo.

Embora as bases digitais estejam disponíveis para consulta local há mais de uma década, apenas há alguns anos o MP conseguiu estabelecer um serviço online, de acesso restrito, até o fechamento do edifício para reformas, apenas a pesquisadores acadêmicos. No momento (2018) é possível o acesso a acervos de objetos tridimensionais e iconográficos. A coleção disponível inclui destaques como todo o conjunto remanescente de Militão Augusto de Azevedo (1837-1905) e a pioneira coleção de retratos organizada por Carlos Eugênio Marcondes de Moura. O acesso é livre, mas permite, com cadastramento do usuário, criar seleções…

.link direto: http://acervo.mp.usp.br/Acervo.aspx

.link genérico: http://www.mp.usp.br (não há link para as bases)

 

.inserção em: 2018.10.26 – RM

 

Villa Digital – Fundação Joaquim Nabuco

Numa solução inusual, a Fundação Joaquim Nabuco, de Recife, integrou suas bases digitais a um espaço físico – a Villa Cultural, que oferece atividades para potencializar o contato e uso dos acervos.  O acesso digital, além da interface para computadores, é possível por aplicativos para telefonia móvel nos sistemas Android e IOS. Assim, parte das coleções de fotografias, postais, rótulos comerciais… está disponível para pesquisa.

.link direto: http://villadigital.fundaj.gov.br

.link genérico: http://www.fundaj.gov.br

inserção em: 2018.10.16 – RM

FCCB: Foto Cine Clube Bandeirante: portal de revistas

Em março de 2018, o Foto Cine Clube Bandeirante (SP, 1939), disponibilizou, com apoio do Itaú Cultural, suas publicações oficiais entre 1946 e 1973. Com variações de título, mas continua edição, os Foto Cine Clube Boletins podem ser acessados, com busca por palavras, através do portal da entidade. As publicações – 194 edições – podem ainda ser baixadas em formato PDF.

FOTO CINE CLUBE BANDEIRANTE: BOLETIM (ou FCB BOLETIM, eventualmente)- 1 a 105 – ano 1946-1958
FOTO-CINE BOLETIM – 106 a 123 – ano 1959-1961
FOTO-CINE – 124-194 – ano [1962]-1973

FOTO-CINE-SOM – [195-240] – ano 1978-1981  – não disponível

Outros Informativos editados, isoladamente, nas décadas de 1970 e 1990 não estão disponíveis

 

.link direto: http://www.fotoclub.art.br/acervo

.link genérico: http://www.fotoclub.art.br

.inserção em: 2018.04.11 – RM

MoMA (NY): Museu de Arte Moderna de Nova York: de 1929 até agora !

O MoMA apresenta nova interface para pesquisa a todas as exposições realizadas pela instituição desde 1929. Agregado aos bancos de pesquisa sobre o acervo, as ferramentas de pesquisa da instituição fornecem um rico conjunto de informações sobre arte moderna e contemporânea na cena americana a partir de Nova York.

.link direto: http://www.moma.org/calendar/exhibitions/history

.link genérico: http://www.moma.org

 

.inserção em: 2016.10.04 – RM

ICAA-MFA-H – Documents of 20th-century Latin American and Latino Arrt

O Museu of Fine Arts, de Houston (EUA), através do ICAA-Centro Internacional para Arte das Américas, abriga um arquivo acadêmico digital que traz textos produzidos no século XX por artistas e autores sobre o panorama latino-americano. O conjunto relativo ao Brasil já está parcialmente disponível para consulta.

.link direto: http://icaadocs.mfah.org/icaadocs/

.link genérico: http://www.mfah.org

 

.inserção em: 2016.07.05 – RM

Instituto Hercule Florence

O Instituto Hercule Florence, sediado em São Paulo, abriga um diversificado acervo histórico com documentação
relativa ao século XIX. Dedicado aos estudos da sociedade e do meio-ambiente do século XIX brasileiro, a jovem instituição já conta desde 2011 com um portal de acesso ao acervo baseado na plataforma Corisco. Um dos destaques é a documentação relativa a Hércules Florence (1804-1879), pioneiro da invenção da fotografia (e outros processos gráficos), contribuição reconhecida internacionalmente na década de 1970 graças ao pesquisador Boris Kossoy. Entre outros conjuntos, destaca-se a biblioteca e arquivo pessoal do estudioso de iconografia Erico Stickel (1920-2004).

.link direto:  –

.link genérico: http://www.ihf19.org.br

.inserção em: 2015.06.30 (RM)

Tesouros da Cidade – SP – Obras Raras

O portal, disponível desde 2003 mas pouco divulgado, apresenta uma seleção significativa do acervo de Obras Raras da Biblioteca Mário de Andrade (SMC), além da coleção de álbuns fotográficos.

links diretos:

http://docvirt.com/DocReader.Net/DocReader.aspx?bib=LIVROSMP&Pasta=&pesq=

http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/cultura/bma/tesouros_da_cidade/index.php?p=1096

links genéricos:

http://www.bma.sp.gov.br

http://www.prefeitura.sp.gov.br  (procure a página da Secretaria Municipal de Cultura, e, em seguida, Biblioteca Mário de Andrade).

.inserção em: 2015.05.29 – RM