FCCB: Foto Cine Clube Bandeirante: portal de revistas

Em março de 2018, o Foto Cine Clube Bandeirante (SP, 1939), disponibilizou, com apoio do Itaú Cultural, suas publicações oficiais entre 1946 e 1973. Com variações de título, mas continua edição, os Foto Cine Clube Boletins podem ser acessados, com busca por palavras, através do portal da entidade. As publicações – 194 edições – podem ainda ser baixadas em formato PDF.

FOTO CINE CLUBE BANDEIRANTE: BOLETIM (ou FCB BOLETIM, eventualmente)- 1 a 105 – ano 1946-1958
FOTO-CINE BOLETIM – 106 a 123 – ano 1959-1961
FOTO-CINE – 124-194 – ano [1962]-1973

FOTO-CINE-SOM – [195-240] – ano 1978-1981  – não disponível

Outros Informativos editados, isoladamente, nas décadas de 1970 e 1990 não estão disponíveis

 

.link direto: http://www.fotoclub.art.br/acervo

.link genérico: http://www.fotoclub.art.br

.inserção em: 2018.04.11 – RM

MoMA (NY): Museu de Arte Moderna de Nova York: de 1929 até agora !

O MoMA apresenta nova interface para pesquisa a todas as exposições realizadas pela instituição desde 1929. Agregado aos bancos de pesquisa sobre o acervo, as ferramentas de pesquisa da instituição fornecem um rico conjunto de informações sobre arte moderna e contemporânea na cena americana a partir de Nova York.

.link direto: http://www.moma.org/calendar/exhibitions/history

.link genérico: http://www.moma.org

 

.inserção em: 2016.10.04 – RM

ICAA-MFA-H – Documents of 20th-century Latin American and Latino Arrt

O Museu of Fine Arts, de Houston (EUA), através do ICAA-Centro Internacional para Arte das Américas, abriga um arquivo acadêmico digital que traz textos produzidos no século XX por artistas e autores sobre o panorama latino-americano. O conjunto relativo ao Brasil já está parcialmente disponível para consulta.

.link direto: http://icaadocs.mfah.org/icaadocs/

.link genérico: http://www.mfah.org

 

.inserção em: 2016.07.05 – RM

Instituto Hercule Florence

O Instituto Hercule Florence, sediado em São Paulo, abriga um diversificado acervo histórico com documentação
relativa ao século XIX. Dedicado aos estudos da sociedade e do meio-ambiente do século XIX brasileiro, a jovem instituição já conta desde 2011 com um portal de acesso ao acervo baseado na plataforma Corisco. Um dos destaques é a documentação relativa a Hércules Florence (1804-1879), pioneiro da invenção da fotografia (e outros processos gráficos), contribuição reconhecida internacionalmente na década de 1970 graças ao pesquisador Boris Kossoy. Entre outros conjuntos, destaca-se a biblioteca e arquivo pessoal do estudioso de iconografia Erico Stickel (1920-2004).

.link direto:  –

.link genérico: http://www.ihf19.org.br

.inserção em: 2015.06.30 (RM)

Tesouros da Cidade – SP – Obras Raras

O portal, disponível desde 2003 mas pouco divulgado, apresenta uma seleção significativa do acervo de Obras Raras da Biblioteca Mário de Andrade (SMC), além da coleção de álbuns fotográficos.

links diretos:

http://docvirt.com/DocReader.Net/DocReader.aspx?bib=LIVROSMP&Pasta=&pesq=

http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/cultura/bma/tesouros_da_cidade/index.php?p=1096

links genéricos:

http://www.bma.sp.gov.br

http://www.prefeitura.sp.gov.br  (procure a página da Secretaria Municipal de Cultura, e, em seguida, Biblioteca Mário de Andrade).

.inserção em: 2015.05.29 – RM

Brasiliana Fotográfica

Desde abril de 2015 está em operação o portal Brasiliana Fotográfica, uma parceria entre a Fundação Biblioteca Nacional e o Instituto Moreira Salles. Construída como plataforma colaborativa o site oferece acesso  a 2 mil fotografias a partir dos acervos das duas instituições, sob curadoria de Joaquim Marçal (BN) e Sérgio Burgi (IMS). O sistema prevê a entrada de outras instituições, obedecendo a padrões de imagens e metadados, de forma a constituir uma amostra significativa da história da fotografia no Brasil.

 

.link direto: http://brasilianafotografica.bn.br

.links genéricos: http://www.ims.com.br e http://www.bn.br

.inserção em: 2015.04.23 – RM

 

Tesouros da Cidade – SP – Fotografia

O portal, disponível desde 2003 mas pouco divulgado, apresenta uma seleção significativa de imagens de álbuns fotográficos, além de outras categorias de edições raras, integrantes da coleção da Biblioteca Mário de Andrade (SMC), com destaques para vistas urbanas.

O acervo, de acesso restrito, pode ser consultado no portal. É necessário instalar um plug-in, de fácil operação. O acesso permite folhear álbuns inteiros. A busca está limitada, porém, a palavras das legendas, com uso reduzdio de descritores.

Inovadora para a época, quando não estavam disponíveis conexões de alta velocidade, a interface permite optar por imagens em monocromia ou cor, em baixa ou alta resolução. Atualmente, a interface exibe uma tela um pouco reduzida para uma visualização adequada. Atente que o link direto costuma mudar.

link direto: http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/cultura/bma/tesouros_da_cidade/index.php?p=1096

links genéricos:

http://www.bma.sp.gov.br

http://www.prefeitura.sp.gov.br

(procure a página da Secretaria Municipal de Cultura, e, em seguida, Biblioteca Mário de Andrade).

.inserção em: 2010.10.15 – RM

IMS – Fotografia

Instituto Moreira Salles

Principal acervo fotográfico em instituição privada no Brasil. O acervo é constituído por fundos autorais dos principais fotógrafos brasileiros do século XX, com destaque para a Fotografia Moderna. No momento, conjuntos genéricos sobre o século XIX não estão disponíveis em sua íntegra, nem há informação sobre a parcela do acervo acessível online, mas o site oferece a possibilidade de compra direta das imagens. Consulte também a página sobre o acervo.

.link direto: http://homolog.ims.com.br/php/index.php?lang=pt

.link genérico: http://www.ims.com.br

Na página principal, acesse na barra do instituto, a opção (última, à direita): Busca no acervo. A

.inserção em: 2010.10.05 – RM