Banco de teses sobre cinema brasileiro

O Banco de teses sobre cinema brasileiro, abrigado no site Mnemocine, apresenta resumos e dados sobre
teses e dissertações dedicadas ao cinema brasileiro, defendidas no país e no exterior.  Inclui ainda relação sobre dissertações e teses sobre temas internacionais.

.link direto: http://www.mnemocine.com.br/index.php/banco-de-teses

.link genérico: http://www.mnemocine.com.br

 

.inserção em: 2015.12.28 – RM

Salas de cinema em São Paulo: 1895-1929

A página Salas de cinema em São Paulo: 1890-1929, resultado do projeto de pós-doutorado – Inventário dos espaços de sociabilidade cinematográfica
na cidade de São Paulo: 1895-1929
desenvolvido por José Inácio de Melo Souza sobre o acervo do Arquivo Histórico de São Paulo, oferece acesso à base de dados do projeto e ao hotsite da exposição homônima realizada em 2012 (Galeria Olido, SP).

Estão disponíveis na base todas as informações sobre as salas e espaços de cinema do período incluindo reproduções de pranchas de arquitetura, fotos etc. A exposição final é apresentada através dos painéis completos, bem como fotos da montagem, folders e gravações do ciclo de palestras paralelo ao evento. A mostra inclui ainda modelo digital do Cine Teatro República, a partir das pranchas custodiadas pelo AHSP, em sua configuração ao final da década de 1920.

 

link direto: http://www.arquiamigos.org.br/bases/cine

link genérico: http://www.arquivohistorico.sp.gov.br

 .inserção em: 2015.02.23 – RM

BCC – Banco de Conteúdos Culturais

Em 2010 a Cinemateca Brasileira disponibilizou em interface distinta do site institucional parte das coleções digitalizadas de fotos e cartazes de filmes brasileiros, bem como reportagens do conjunto documental da TV Tupi.

O acesso é ágil, menos burocrático, permitindo assistir cópias de filmes em versão integral em vários casos como o período silencioso.

.link direto:  http://www.bcc.org.br

.link genérico: http://www.cinemateca.org.br

.inserção em: 2013.01.11 – RM

Cartazes – Cinemateca Brasileira

Entre as raras coleções online de interesse para artes gráficas destaca-se o acervo da Cinemateca Brasileira com exemplares sobre filmes e eventos do setor. O conjunto disponível no site atinge 9003 registros, com cerca de 2300 reproduções. Cada registro inclui dados eventuais sobre gráfica, ano de impressão etc. Todos os cartazes brasileiros estão linkados com a base de filmes.

.link direto: não há

.link genérico: http://www.cinemateca.org.br

Na página de abertura, acesse no menu horizontal o item BASES DE DADOS, depois CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E PESQUISA

.inserção: 2010.10.27 – RM

Cinearte (1926-1942) e A Scena Muda (1921-1955)

Biblioteca Digital das Artes do Espetáculo

Todas as edições das revistas de cinemas  – A Scena Muda(1921-1955) e Cinearte (1926-1942) – estão disponíveis no projeto organizado pela Biblioteca Jenny Klabin Segall, do Museu Lasar Segall (SP).

link direto: http://www.bjksdigital.museusegall.org.br/

link institucional: http://www.museusegall.org.br

.inserção em: 2010.10.01 – RM