Monoskop: Avant-garde and modernist magazines

O site norte-americano Monoskop traz um grande levantamento sobre mais de 150 revistas relacionadas a movimentos de vanguarda e modernismo. O recorte é abrangente, com links para portais em diversas instituições, incluindo brasileiras. A tabela resumo é prática, pois permite ordenar a seleção por título, tags etc.

.link direto:https://monoskop.org/Magazines

.link genérico: https://monoskop.org

 

inserção em: 2018.08.07 – RM

Museu Mariano Procópio (Juiz de Fora/MG)

Museu Mariano Procópio, fundado em 1915, por Alfredo Ferreira Lage, nome associado ao fotoamadorismo brasileiro em sua primeira fase na primeira década do século XX, apresenta parte de seu acervo em base online a partir de 2016, ainda em fase experimental.

Embora não disponível através do site da Fundação, a base pode ser acessada pela empresa gestora. O conjunto online cobre parte do acervo artístico e histórico, como também o conjunto do Parque Museu Mariano Procópio.

 

.link direto: http://mapro.inwebonline.net

.link genérico: http://mapro.pjf.mg.gov.br

 

.inserção em: 2017.07.19 – RM

 

The Metropolitan Museum of Art (NY/EUA)

The Metropolitan Museum of Art – The Met, fundado em 1870 em Nova York, reúne uma coleção com mais de 2 milhões de obras. Parte desse conjunto,  cerca de 440 mil itens, estão disponíveis online e desde fevereiro de 2017 sob uma nova política de acesso que estimula o uso de imagens em domínio público, o que atinge metade das obras da base online.

.link direto: http://metmuseum.org/art/collection

.link genérico: http://metmuseum.org

 

.inserção em: 2017.02.15 – RM

Museu Lasar Segall: acervos integrados

O Museu – localizado em São Paulo e dedicado à obra do artista visual de origem lituana, um dos marcos do modernismo brasileiro – lança novo portal de acessos aos seus acervos – Acervo de Obras, Arquivo Fotográfico e Arquivo documental relativos a Lasar Segall (1891-1957). Dessa forma, os resultados obtidos são potencializados, tornando-se “mais ricos e efetivos”, conforme apresentação do projeto.

.link direto: http://www.mls.gov.br/acervo

.link genérico: http://www.mls.gov.br

 

.inserção em: 2016.03.18 – RM

IAC – Instituto de Arte Contemporânea

O Instituto de Arte Contemporânea (SP) disponibiliza desde meados de 2015 o acesso ao acervo através do seu portal internet. Dedicado ao estudo e à difusão da produção brasileira em seus segmentos geométrico e construtivista, reúne obras  e documentação sobre Sérgio Camargo (1930-1990) e Willys de Castro (1926-1988), como também de Sérvulo Esmeraldo (1929) e Amilcar de Castro (1920-2002) incorporados posteriormente. É possível ter acesso a imagens das obras de arte, documentações de eventos etc.

.link genérico: http://iacbrasil.org.br

.inserção em: 2015.12.15 – RM

Acervos artísticos e culturais da Prefeitura de São Paulo

Em novembro de 2012 a Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo (SMC) lançou um portal que permite o acervo online a grande parte de coleções históricas sob sua guarda.  A recuperação é abrangente e o sistema de busca permite filtragens refinadas por acervos, suportes etc.

.link direto: http://acervosdacidade.sp.gov.br

.link genérico: http://www.prefeitura.sp.gov.br

.inserção em: 2012.11.08 – RM

Rede da Memória Virtual Brasileira – FBN

Desde 2008 a Fundação Biblioteca Nacional coordena um projeto de disponibilização de contéudos digitais na internet.  A página permite acessos a conjuntos do acervo da BN e outras instituições brasileiras estaduais e municipais.

A cobertura temática é extensa, porém a interface é extremamente confusa. Consulte as galerias, em especial.  Em outubro de 2011, o site anunciava uma nova interface para breve.

.link direto: http://bndigital.bn.br/projetos/redememoria/index1.htm

.link institucional: http://www.bn.br

.inserção: 2011.10.28 – RM

Projeto Portinari

O mais antigo projeto temático em artes visuais no Brasil a empregar tecnologia digital disponibiliza na rede todo o conjunto da obra de de Cândido Portinari (1903-1962). A empreitada hercúlea, tendo à frente o matemático João Cândido Portinari, apresenta um site rico, mas com navegação confusa. Exige paciência, mas vale o esforço (cuidado com os loopings).

.link direto: http://www.portinari.org.br/ppsite/ppacervo/index.htm (evite !)

.link genérico: http://www.portinari.org.br

.inserção em: 2010.11.04 – RM

IMS – Fotografia

Instituto Moreira Salles

Principal acervo fotográfico em instituição privada no Brasil. O acervo é constituído por fundos autorais dos principais fotógrafos brasileiros do século XX, com destaque para a Fotografia Moderna. No momento, conjuntos genéricos sobre o século XIX não estão disponíveis em sua íntegra, nem há informação sobre a parcela do acervo acessível online, mas o site oferece a possibilidade de compra direta das imagens. (em 2018.10.26 – ca 31 mil itens)

.link direto: http://fotografia.ims.com.br/sites/

.link genérico: http://www.ims.com.br
No menu superior, clique em Acervo, depois embaixo em Pesquisa, e procure o link para banco de dados.

.inserção em: 2010.10.05 – RM   (2018.10.26 – atualização)