Sobre o projeto

FotoPlus Acesso é um dos serviços mantidos pelo portal FotoPlus, site de referência sobre história da fotografia no Brasil.

http://www.fotoplus.com

Vocabulário controlado, Tesauro…

Como forma de apoio a catalogadores e pesquisadores, Acesso FotoPlus passa a linkar projetos em diversas áreas

 

Arquivo Histórico Municipal de São Paulo (SP)


Share

Museu Mariano Procópio (Juiz de Fora/MG)

Museu Mariano Procópio, fundado em 1915, por Alfredo Ferreira Lage, nome associado ao fotoamadorismo brasileiro em sua primeira fase na primeira década do século XX, apresenta parte de seu acervo em base online a partir de 2016, ainda em fase experimental.

Embora não disponível através do site da Fundação, a base pode ser acessada pela empresa gestora. O conjunto online cobre parte do acervo artístico e histórico, como também o conjunto do Parque Museu Mariano Procópio.

 

.link direto: http://mapro.inwebonline.net

.link genérico: http://mapro.pjf.mg.gov.br

 

.inserção em: 2017.07.19 – RM

 


Share

The Metropolitan Museum of Art (NY/EUA)

The Metropolitan Museum of Art – The Met, fundado em 1870 em Nova York, reúne uma coleção com mais de 2 milhões de obras. Parte desse conjunto,  cerca de 440 mil itens, estão disponíveis online e desde fevereiro de 2017 sob uma nova política de acesso que estimula o uso de imagens em domínio público, o que atinge metade das obras da base online.

.link direto: http://metmuseum.org/art/collection

.link genérico: http://metmuseum.org

 

.inserção em: 2017.02.15 – RM


Share

Bixiga: artes e ofícios

O “Mapa colaborativo dos fazeres de artesãos e artistas do Bixiga”, disponível em 2012, é uma interface cartográfica viabilizada pelo Centro de Preservação Cultural (CPC-USP), resultado de diversas ações sobre o bairro da Bela Vista. Através do mapeamento realizado, é possível recuperar aspectos os mais diversos articulados nas categorias: Artes Mecânicas, Artes Visuais, Culinária, Dança, Literatura, Música,  Restauro,  Teatro e Vestuário.

.link direto: http://www.usp.br/yayabixiga

.link genérico: http://www.usp.br

 

.inserção em: 2017.01.26 – RM


Share

Memória USP: espaço-tempo da USP

O projeto Memória USP, abrigado no Museu de Ciências, reúne os acervos fotográficos e documentais referentes à história e à memória institucional de cada unidade da Universidade de São Paulo. Através de uma interface cartográfica associada a uma linha de tempo, desenvolvida em 2014, os documentos são recuperados explorando uma solução de busca não textual.

.link direto: http://200.144.182.66/memoria

.link genérico: http://www.usp.br

 

.inserção em: 2017.01.26 – RM


Share

ImagineRio: cartografia carioca

A plataforma ImagineRio, projeto acadêmico desenvolvido na Rice University (Texas/EUA) pelo  Humanities Research Center, apresenta cartografias sobre a cidade do Rio de Janeiro ao longo dos últimos 400 anos. A interface, lançada em 2016-2017, associa, aos mapas, fotos e projetos arquitetônicos (Av. Central, por exemplo), além de projetos de intervenção urbana desde 1840 a 1936, como a Comissão de Melhoramentos nos anos 1870, as ações da gestão Pereira Passos nos anos 1900 e projetos de Le Corbusier, trinta anos depois.

.link direto: http://imaginerio.org

.link genérico: http://hrc.rice.edu/imagineRio/

 

inserção em: 2017.01.26 – RM


Share

MoMA (NY): Museu de Arte Moderna de Nova York: de 1929 até agora !

O MoMA apresenta nova interface para pesquisa a todas as exposições realizadas pela instituição desde 1929. Agregado aos bancos de pesquisa sobre o acervo, as ferramentas de pesquisa da instituição fornecem um rico conjunto de informações sobre arte moderna e contemporânea na cena americana a partir de Nova York.

.link direto: http://www.moma.org/calendar/exhibitions/history

.link genérico: http://www.moma.org

 

.inserção em: 2016.10.04 – RM


Share

ICAA-MFA-H – Documents of 20th-century Latin American and Latino Arrt

O Museu of Fine Arts, de Houston (EUA), através do ICAA-Centro Internacional para Arte das Américas, abriga um arquivo acadêmico digital que traz textos produzidos no século XX por artistas e autores sobre o panorama latino-americano. O conjunto relativo ao Brasil já está parcialmente disponível para consulta.

.link direto: http://icaadocs.mfah.org/icaadocs/

.link genérico: http://www.mfah.org

 

.inserção em: 2016.07.05 – RM


Share

Vérsila: Biblioteca Digital

Organizado pela Vérsila Educacional (SP), a Biblioteca Digital Vérsila se apresenta com o maior acervo digital acadêmico do hemisfério sul, integrando diversas bases.  O serviço, iniciado em novembro de 2015, permite acesso à produção acadêmica nas mais diversas áreas como ilustra a página de abertura.

.link direto: http://biblioteca.versila.com/

 

.inserção em: 2016.03.23 – RM

 


Share

Museu Lasar Segall: acervos integrados

O Museu – localizado em São Paulo e dedicado à obra do artista visual de origem lituana, um dos marcos do modernismo brasileiro – lança novo portal de acessos aos seus acervos – Acervo de Obras, Arquivo Fotográfico e Arquivo documental relativos a Lasar Segall (1891-1957). Dessa forma, os resultados obtidos são potencializados, tornando-se “mais ricos e efetivos”, conforme apresentação do projeto.

.link direto: http://www.mls.gov.br/acervo

.link genérico: http://www.mls.gov.br

 

.inserção em: 2016.03.18 – RM


Share