Portal Domínio público

O Portal Domínio Público, lançado pelo Governo Federal em novembro de 2004, é talvez a iniciativa pioneira com maior longevidade no Brasil. O serviço permite o acesso a obras textuais – livros, teses…, imagens, áudios e vídeso. Oferece hoje, conforme consulta em 10.2018, a um total de quase 200 mil itens, pouco mais de 90% deles em textos.

Embora sem divulgação e alimentação regular, a pesquisa ao portal traz surpresas e exige consulta regular. A busca em fotografia, por exemplo, traz parte importante do acervo da Fundação Joaquim Nabuco (Recife), embora sem os dados extensos como autoria, mas às vezes com arquivos em melhor qualidade que o portal desta instituição.

link direto:http://www.dominiopublico.gov.br

.inserção em: 2018.10.04 – RM

Tesouros da Cidade – SP – Obras Raras

O portal, disponível desde 2003 mas pouco divulgado, apresenta uma seleção significativa do acervo de Obras Raras da Biblioteca Mário de Andrade (SMC), além da coleção de álbuns fotográficos.

links diretos:

http://docvirt.com/DocReader.Net/DocReader.aspx?bib=LIVROSMP&Pasta=&pesq=

http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/cultura/bma/tesouros_da_cidade/index.php?p=1096

links genéricos:

http://www.bma.sp.gov.br

http://www.prefeitura.sp.gov.br  (procure a página da Secretaria Municipal de Cultura, e, em seguida, Biblioteca Mário de Andrade).

.inserção em: 2015.05.29 – RM

Museu do Índio – FUNAI (RJ)

O Museu do Índio, da Fundação Nacional do Índio – Funai, disponibiliza parte de seu acervo nos catálogos online dos acervos museológico e bibliográfico. Embora a visualização de imagens seja mínima, é possivel ter acesso a parte dos  76.821 registros audiovisuais e 833.221 documentos textuais (cf.site 03.2015). A coleção inclui ainda quase 16 mil peças etnográficas e quase o mesmo número de publicações.

.link direto: http://museudoindio.gov.br/pesquisa/acervo-online (acervo museológico)

.link genérico: http://museudoindio.gov.br

.inserção em: 2015.03.11 – RM

 

Gallica – Biblioteca Digital Francesa

A expressão ‘biblioteca digital” não descreve o portal Gallica, mantido pela Biblioteca Nacional da França. A interface poderosa abrange de livros a periódicos, de músicas a mapas etc. A busca por palavras é poderosa e permite filtragens muito sofisticadas. E o portal procura ser o mais amigável e acessível.

.link direto: http://gallica.bnf.fr

.link genérico: http://bnf.br

.inserção em: 2012.10.16

 

Open Library

“Uma página web para cada livro já publicado”.  O serviço corresponde a um catálogo de biblioteca universal.

Open Library é um projeto da organização sem fins lucrativos Internet Archive e conta com suporte parcial da Biblioteca Estadual da Califórnia e da Kahle/Austin Foundation.

.link direto: http://www.open.library.org

 

inserção em: RM (2012.04.15)

Rede da Memória Virtual Brasileira – FBN

Desde 2008 a Fundação Biblioteca Nacional coordena um projeto de disponibilização de contéudos digitais na internet.  A página permite acessos a conjuntos do acervo da BN e outras instituições brasileiras estaduais e municipais.

A cobertura temática é extensa, porém a interface é extremamente confusa. Consulte as galerias, em especial.  Em outubro de 2011, o site anunciava uma nova interface para breve.

.link direto: http://bndigital.bn.br/projetos/redememoria/index1.htm

.link institucional: http://www.bn.br

.inserção: 2011.10.28 – RM

Tesouros da Cidade – SP – Fotografia

O portal, disponível desde 2003 mas pouco divulgado, apresenta uma seleção significativa de imagens de álbuns fotográficos, além de outras categorias de edições raras, integrantes da coleção da Biblioteca Mário de Andrade (SMC), com destaques para vistas urbanas.

O acervo, de acesso restrito, pode ser consultado no portal. É necessário instalar um plug-in, de fácil operação. O acesso permite folhear álbuns inteiros. A busca está limitada, porém, a palavras das legendas, com uso reduzdio de descritores.

Inovadora para a época, quando não estavam disponíveis conexões de alta velocidade, a interface permite optar por imagens em monocromia ou cor, em baixa ou alta resolução. Atualmente, a interface exibe uma tela um pouco reduzida para uma visualização adequada. Atente que o link direto costuma mudar.

link direto: http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/cultura/bma/tesouros_da_cidade/index.php?p=1096

links genéricos:

http://www.bma.sp.gov.br

http://www.prefeitura.sp.gov.br

(procure a página da Secretaria Municipal de Cultura, e, em seguida, Biblioteca Mário de Andrade).

.inserção em: 2010.10.15 – RM