Portal Domínio público

O Portal Domínio Público, lançado pelo Governo Federal em novembro de 2004, é talvez a iniciativa pioneira com maior longevidade no Brasil. O serviço permite o acesso a obras textuais – livros, teses…, imagens, áudios e vídeso. Oferece hoje, conforme consulta em 10.2018, a um total de quase 200 mil itens, pouco mais de 90% deles em textos.

Embora sem divulgação e alimentação regular, a pesquisa ao portal traz surpresas e exige consulta regular. A busca em fotografia, por exemplo, traz parte importante do acervo da Fundação Joaquim Nabuco (Recife), embora sem os dados extensos como autoria, mas às vezes com arquivos em melhor qualidade que o portal desta instituição.

link direto:http://www.dominiopublico.gov.br

.inserção em: 2018.10.04 – RM

Gallica – Biblioteca Digital Francesa

A expressão ‘biblioteca digital” não descreve o portal Gallica, mantido pela Biblioteca Nacional da França. A interface poderosa abrange de livros a periódicos, de músicas a mapas etc. A busca por palavras é poderosa e permite filtragens muito sofisticadas. E o portal procura ser o mais amigável e acessível.

.link direto: http://gallica.bnf.fr

.link genérico: http://bnf.br

.inserção em: 2012.10.16

 

Europeana

Europeana permite o acesso a livros, pinturas, filmes, museus e arquivos digitalizados em toda a Europa. Constitui uma das tendência de portais multi-institucionais que visam estimular o cruzamento entre acervos. Abrange em 2012 mais de 1500 instituições, 20 milhões de itens cobrindo acervos em 33 países da Comunidade Europeia.

.link direto: http://www.europeana.eu

.inserção em: 2012.05.04 – RM

Worldometers – estatísticas em tempo real

Worldometers é, antes de tudo, uma curiosidade e uma interface gráfica com grande potencial. Estatísticas de diferentes recortes como população, cultura etc são atualizadas num grande quadro.

A página, intergra o Real Time Statistics Project, desenvolvido pela empresa Dadax. Lançou também páginas como 7 Billion World, USA Right Now…

.link direto (português) :   http://www.worldometers.info/pt/

.link geral: http://www.worldometers.info

 

inserção em: RM (2012.04.15)

Open Library

“Uma página web para cada livro já publicado”.  O serviço corresponde a um catálogo de biblioteca universal.

Open Library é um projeto da organização sem fins lucrativos Internet Archive e conta com suporte parcial da Biblioteca Estadual da Califórnia e da Kahle/Austin Foundation.

.link direto: http://www.open.library.org

 

inserção em: RM (2012.04.15)

Memória da Imigração

O Museu da Imigração do Estado de São Paulo, que sucedeu o Memorial do Imigrante, oferece em seu site uma ampla gama de documentos no link Acervo Digital. O projeto iniciado em janeiro de 2011 contou com apoio direto do Arquivo do Estado de São Paulo. Quase 90 mil documentos podem ser acessados entre fotografias, mapas, registros textuais (cartas de chamada, registros de matrículas, requerimentos da Secretaria de Agricultura, Comércio e Obras Públicas) e imprensa.

.link direto: http://www.museudaimigracao.org.br/acervodigital/

.link geral: http://www.museudaimigracao.org.br

inserção em: RM (2012.03.07)

Rede da Memória Virtual Brasileira – FBN

Desde 2008 a Fundação Biblioteca Nacional coordena um projeto de disponibilização de contéudos digitais na internet.  A página permite acessos a conjuntos do acervo da BN e outras instituições brasileiras estaduais e municipais.

A cobertura temática é extensa, porém a interface é extremamente confusa. Consulte as galerias, em especial.  Em outubro de 2011, o site anunciava uma nova interface para breve.

.link direto: http://bndigital.bn.br/projetos/redememoria/index1.htm

.link institucional: http://www.bn.br

.inserção: 2011.10.28 – RM

NAP-The National Academies Press

A organização NAP – The National Academies Press disponibiliza em seu site o acesso livre a mais de 4 mil livros em áreas de atuação das National Academy of Sciences, National Academy of Engineering, Institute of Medicine e National Research Council.

O acesso gratutio ao catálogo funciona de forma integrada ao segmento de vendas das versões impressas. É necessário fazer um cadastro prévio sem custo. Apenas selecione o link DOWNLOAD FREE PDF na página do livro selecionado.

.link genérico: http://www.nap.edu/

inserção em: RM (2011.06.06)