Arquivo Vilém Flusser São Paulo: acesso digital

O Arquivo Vilém Flusser São Paulo, parceiro da unidade de Berlim, dedicado à  obra do filósofo transnacional Vilém Flusser (1920-1991), oferece agora acesso à sua produção escrita pelo site institucional.

Cobrindo de textos para jornais, conferências, correspondências…,  é possível, mediante cadastro prévio, a consulta online. Existe ainda a opção de download dos índices de textos, áudios e vídeos.

inserção em: 2018.11.27 – RM

Memorial da Imigração Judaica (SP) – Memorial do Holocausto

Instalado junto à Sinagoga Kehilat Israel, primeira constituída no estado de São Paulo em 1912 no bairro do Bom Retiro, o Memorial da Imigração Judaica, reinaugurado em 2016, oferece acesso online ao acervo de fotografias, documentos textuais, objetos etc. A coleção iconográfica tem acesso livre, mas o inventário e o documental exigem senha.

inserção em: 2018.11.15 – RM

Arquivo Público Mineiro – Imprensa mineira e Fotografia

O Arquivo Público Mineiro oferece desde 2007 o acesso online a conjuntos documentais. Em 2013, o acesso já oferecia um total de 1 milhão de imagens. O destaque aqui vai para a coleção de jornais mineiros do século XIX e a coleção fotográfica.

.link direto: http://www.siaapm.cultura.mg.gov.br/modules/jornais/search.php (jornais)

.link direto: http://www.siaapm.cultura.mg.gov.br/modules/fotografico_docs/ (fotografia)

.link genérico: http://www.siaapm.cultura.mg.gov.br/ 

.inserção em: 2018.10.30 – RM

Museu Paulista-USP – Acervos Iconográfico e Objetos

O Museu do Ipiranga – oficialmente Museu Paulista, unidade da USP – custodia umas das principais coleções de objetos (móveis e equipamentos domésticos em especial) e iconografia (estampas, fotografias etc) do Estado de São Paulo. No campo da fotografia, integra, junto com os acervos da Prefeitura de São Paulo, os conjuntos históricos pioneiros do segmento, reunindo os registros mais antigos da capital e parte do estado de São Paulo.

Embora as bases digitais estejam disponíveis para consulta local há mais de uma década, apenas há alguns anos o MP conseguiu estabelecer um serviço online, de acesso restrito, até o fechamento do edifício para reformas, apenas a pesquisadores acadêmicos. No momento (2018) é possível o acesso a acervos de objetos tridimensionais e iconográficos. A coleção disponível inclui destaques como todo o conjunto remanescente de Militão Augusto de Azevedo (1837-1905) e a pioneira coleção de retratos organizada por Carlos Eugênio Marcondes de Moura. O acesso é livre, mas permite, com cadastramento do usuário, criar seleções…

.link direto: http://acervo.mp.usp.br/Acervo.aspx

.link genérico: http://www.mp.usp.br (não há link para as bases)

 

.inserção em: 2018.10.26 – RM

 

Villa Digital – Fundação Joaquim Nabuco

Numa solução inusual, a Fundação Joaquim Nabuco, de Recife, integrou suas bases digitais a um espaço físico – a Villa Cultural, que oferece atividades para potencializar o contato e uso dos acervos.  O acesso digital, além da interface para computadores, é possível por aplicativos para telefonia móvel nos sistemas Android e IOS. Assim, parte das coleções de fotografias, postais, rótulos comerciais… está disponível para pesquisa.

.link direto: http://villadigital.fundaj.gov.br

.link genérico: http://www.fundaj.gov.br

inserção em: 2018.10.16 – RM

Portal Domínio público

O Portal Domínio Público, lançado pelo Governo Federal em novembro de 2004, é talvez a iniciativa pioneira com maior longevidade no Brasil. O serviço permite o acesso a obras textuais – livros, teses…, imagens, áudios e vídeso. Oferece hoje, conforme consulta em 10.2018, a um total de quase 200 mil itens, pouco mais de 90% deles em textos.

Embora sem divulgação e alimentação regular, a pesquisa ao portal traz surpresas e exige consulta regular. A busca em fotografia, por exemplo, traz parte importante do acervo da Fundação Joaquim Nabuco (Recife), embora sem os dados extensos como autoria, mas às vezes com arquivos em melhor qualidade que o portal desta instituição.

link direto:http://www.dominiopublico.gov.br

.inserção em: 2018.10.04 – RM

IPHAN: publicações do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional

O site institucional do IPHAN permite acesso a grande parte do conjunto de  publicações, entre elas destaque para a Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, de 1937 até 2017.

O acesso pelo portal é fácil, no link Publicações, com itens disponíveis em formato PDF. Existe acesso no formato online DOCReader, mas os links são instáveis.

.link direto: http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/866

.link genérico: http://www.iphan.gov.br

.inserção em: 2018.07.25– RM

 

FCCB: Foto Cine Clube Bandeirante: portal de revistas

Em março de 2018, o Foto Cine Clube Bandeirante (SP, 1939), disponibilizou, com apoio do Itaú Cultural, suas publicações oficiais entre 1946 e 1973. Com variações de título, mas continua edição, os Foto Cine Clube Boletins podem ser acessados, com busca por palavras, através do portal da entidade. As publicações – 194 edições – podem ainda ser baixadas em formato PDF.

FOTO CINE CLUBE BANDEIRANTE: BOLETIM (ou FCB BOLETIM, eventualmente)- 1 a 105 – ano 1946-1958
FOTO-CINE BOLETIM – 106 a 123 – ano 1959-1961
FOTO-CINE – 124-194 – ano [1962]-1973

FOTO-CINE-SOM – [195-240] – ano 1978-1981  – não disponível

Outros Informativos editados, isoladamente, nas décadas de 1970 e 1990 não estão disponíveis

 

.link direto: http://www.fotoclub.art.br/acervo

.link genérico: http://www.fotoclub.art.br

.inserção em: 2018.04.11 – RM

Museu Mariano Procópio (Juiz de Fora/MG)

Museu Mariano Procópio, fundado em 1915, por Alfredo Ferreira Lage, nome associado ao fotoamadorismo brasileiro em sua primeira fase na primeira década do século XX, apresenta parte de seu acervo em base online a partir de 2016, ainda em fase experimental.

Embora não disponível através do site da Fundação, a base pode ser acessada pela empresa gestora. O conjunto online cobre parte do acervo artístico e histórico, como também o conjunto do Parque Museu Mariano Procópio.

 

.link direto: http://mapro.inwebonline.net

.link genérico: http://mapro.pjf.mg.gov.br

 

.inserção em: 2017.07.19 – RM