BCC – Banco de Conteúdos Culturais

Em 2010 a Cinemateca Brasileira disponibilizou em interface distinta do site institucional parte das coleções digitalizadas de fotos e cartazes de filmes brasileiros, bem como reportagens do conjunto documental da TV Tupi.

O acesso é ágil, menos burocrático, permitindo assistir cópias de filmes em versão integral em vários casos como o período silencioso.

.link direto:  http://www.bcc.org.br

.link genérico: http://www.cinemateca.org.br

.inserção em: 2013.01.11 – RM

Poster Gallery (NTU-Singapura)

O projeto Poster Gallery: utopian constructions, abrigado no site da NTU – Nanyang Technological University (Singapura), constitui um repertório de mais de 3 mil exemplares de cartazes produzidos em todo o mundo durante o século XX. São disponibilizadas cópias em grande formato para download através de uma interface de busca hierarquizada em grupos como a imagem da mulher, propaganda política…

Entre os pesquisadores responsáveis encontram-se Heitor Capuzzo em colaboração com  Marilia Lyra Bergamo e Carlos Falci, ambos da UFMG, além de Manuel Reis, também do Brasil.

.link direto: http://webposters.adm.ntu.edu.sg/

.inserção em: RM (2011.05.09)

Cartazes – Cinemateca Brasileira

Entre as raras coleções online de interesse para artes gráficas destaca-se o acervo da Cinemateca Brasileira com exemplares sobre filmes e eventos do setor. O conjunto disponível no site atinge 9003 registros, com cerca de 2300 reproduções. Cada registro inclui dados eventuais sobre gráfica, ano de impressão etc. Todos os cartazes brasileiros estão linkados com a base de filmes.

.link direto: não há

.link genérico: http://www.cinemateca.org.br

Na página de abertura, acesse no menu horizontal o item BASES DE DADOS, depois CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E PESQUISA

.inserção: 2010.10.27 – RM

Arquivo do Estado de São Paulo – Guilherme Gaensly

O Arquivo do Estado de São Paulo disponibiliza pequeno conjunto de 24 fototipias de autoria de Guilherme Gaensly (1843-1928) sobre a cidade de Sao Paulo na década de 1910. A série disponível é, porém, parte do conjunto original. O site não traz dados sobre as imagens e os logradouros e espaços fotografados, nem respeita a sequência das imagens, mas oferece uma boa visualização.

link direto: http://www.arquivoestado.sp.gov.br/guilherme_gaensly.php

link genérico: http://www.arquivoestado.sp.gov.br

Procure no menu Acervo digitalizado e acesse a coleção em questão.

.inserção em: 2010.10.20 – RM