Museu Mariano Procópio (Juiz de Fora/MG)

Museu Mariano Procópio, fundado em 1915, por Alfredo Ferreira Lage, nome associado ao fotoamadorismo brasileiro em sua primeira fase na primeira década do século XX, apresenta parte de seu acervo em base online a partir de 2016, ainda em fase experimental.

Embora não disponível através do site da Fundação, a base pode ser acessada pela empresa gestora. O conjunto online cobre parte do acervo artístico e histórico, como também o conjunto do Parque Museu Mariano Procópio.

 

.link direto: http://mapro.inwebonline.net

.link genérico: http://mapro.pjf.mg.gov.br

 

.inserção em: 2017.07.19 – RM

 

Memória USP: espaço-tempo da USP

O projeto Memória USP, abrigado no Museu de Ciências, reúne os acervos fotográficos e documentais referentes à história e à memória institucional de cada unidade da Universidade de São Paulo. Através de uma interface cartográfica associada a uma linha de tempo, desenvolvida em 2014, os documentos são recuperados explorando uma solução de busca não textual.

.link direto: http://200.144.182.66/memoria

.link genérico: http://www.usp.br

 

.inserção em: 2017.01.26 – RM

MoMA (NY): Museu de Arte Moderna de Nova York: de 1929 até agora !

O MoMA apresenta nova interface para pesquisa a todas as exposições realizadas pela instituição desde 1929. Agregado aos bancos de pesquisa sobre o acervo, as ferramentas de pesquisa da instituição fornecem um rico conjunto de informações sobre arte moderna e contemporânea na cena americana a partir de Nova York.

.link direto: http://www.moma.org/calendar/exhibitions/history

.link genérico: http://www.moma.org

 

.inserção em: 2016.10.04 – RM

Museu Lasar Segall: acervos integrados

O Museu – localizado em São Paulo e dedicado à obra do artista visual de origem lituana, um dos marcos do modernismo brasileiro – lança novo portal de acessos aos seus acervos – Acervo de Obras, Arquivo Fotográfico e Arquivo documental relativos a Lasar Segall (1891-1957). Dessa forma, os resultados obtidos são potencializados, tornando-se “mais ricos e efetivos”, conforme apresentação do projeto.

.link direto: http://www.mls.gov.br/acervo

.link genérico: http://www.mls.gov.br

 

.inserção em: 2016.03.18 – RM

IAC – Instituto de Arte Contemporânea

O Instituto de Arte Contemporânea (SP) disponibiliza desde meados de 2015 o acesso ao acervo através do seu portal internet. Dedicado ao estudo e à difusão da produção brasileira em seus segmentos geométrico e construtivista, reúne obras  e documentação sobre Sérgio Camargo (1930-1990) e Willys de Castro (1926-1988), como também de Sérvulo Esmeraldo (1929) e Amilcar de Castro (1920-2002) incorporados posteriormente. É possível ter acesso a imagens das obras de arte, documentações de eventos etc.

.link genérico: http://iacbrasil.org.br

.inserção em: 2015.12.15 – RM

Instituto Hercule Florence

O Instituto Hercule Florence, sediado em São Paulo, abriga um diversificado acervo histórico com documentação
relativa ao século XIX. Dedicado aos estudos da sociedade e do meio-ambiente do século XIX brasileiro, a jovem instituição já conta desde 2011 com um portal de acesso ao acervo baseado na plataforma Corisco. Um dos destaques é a documentação relativa a Hércules Florence (1804-1879), pioneiro da invenção da fotografia (e outros processos gráficos), contribuição reconhecida internacionalmente na década de 1970 graças ao pesquisador Boris Kossoy. Entre outros conjuntos, destaca-se a biblioteca e arquivo pessoal do estudioso de iconografia Erico Stickel (1920-2004).

.link direto:  –

.link genérico: http://www.ihf19.org.br

.inserção em: 2015.06.30 (RM)

Museu Judaico de São Paulo

O Museu Judaico de São Paulo, apesar de estar com sua sede ainda em construção, já disponibiliza através do seu site acesso ao acervo formado por uma diversidade tipológica, de fotos pessoais à indumentária.

.link direto: http://www.museujudaicosp.org.br/

.inserção em: 2015.06.15 (RM)